A Historia da Feira Livre de Parelhas conta com mais de 100 anos. Na verdade, a primeira feira semanal realizada neste município aconteceu em 1888, incentivada e promovida pelo Pe. Bento de Maria Barros, o primeiro padre a chegar a esta povoação. A promoção da feira foi a forma encontrada pelo padre Bento para consolidar a economia local e fortalecer o patrimônio da Igreja e da comunidade. Na época já havia a venerável Capelinha de S. Sebastião, construída em cumprimento a uma promessa contra a epidemia de cólera.
A feira inaugural de Parelhas foi realizada ao lado da Capela, na atual praça Felix Gomes – Centro Histórico de Parelhas, mais precisamente onde se localiza atualmente a agencia do Banco do Brasil

Nesta fotomontagem atribuída ao fotógrafo parelhense, Francisco Calixto Dantas, (Tico), tirada em 1933, observa-se o Centro Histórico de Parelhas – praça Felix Gomes e rua Cosme Luiz, com o Pavilhão, onde hoje se localiza a agencia do Banco do Brasil. Aqui foi realizada a primeira feira livre de Parelhas.
TROPEIROS PIONEIROS
Naqueles tempos, ainda na época do Império, quase não havia dinheiro circulando na região e nem produtos industrializados, daí os negócios eram mais à base de troca, principalmente de animais.
Os grandes responsáveis pelo rápido desenvolvimento do comercio e outras atividades produtivas na região, na virada do século XX, foram os tropeiros que transportavam mercadorias e faziam o intercambio comercial no interior. Na prática, foram eles que introduziram nas vilas sertanejas, mercadorias como querosene, fósforo, fumo, açúcar, café, alem de tecidos, miudezas, ferramentas, etc.
Tropeiros reunidos em dias de feira, na praça pe. Bento, atual Arnaldo Bezerra, antes de 1932. Eram eles que abasteciam o mercado local, na época
Feira de animais na praça pe. Bento, em frente ao predio do Cine Ypiranga, atual Conselho Tutelar de Parelhas- 1932
MERCADO PÚBLICO – SÍMBOLO DO DESENVOLVIMENTO DA ÉPOCA
Em 1910, já com a feira livre estabelecida na praça pe. Bento, foi construído o Mercado Público Municipal, onde rapidamente se instalou o comercio de tecidos, miudezas, perfumarias, gêneros alimentícios e fumo de rolo. A partir daí, praticamente toda a atividade comercial da Vila de Parelhas se concentrou no Mercado, entre “bodegueiros” e ambulantes locais e das vizinhanças.
FONTE: PARELHAS NET
Nenhum comentário:
Postar um comentário