BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FEIRA DE PARELHAS - RN

A Historia da Feira Livre de Parelhas conta com mais de 100 anos. Na verdade, a primeira feira semanal realizada neste município aconteceu em 1888, incentivada e promovida pelo Pe. Bento de Maria Barros, o primeiro padre a chegar a esta povoação. A promoção da feira foi a forma encontrada pelo padre Bento para consolidar a economia local e fortalecer o patrimônio da Igreja e da comunidade. Na época já havia a venerável Capelinha de S. Sebastião, construída em cumprimento a uma promessa contra a epidemia de cólera.

A feira inaugural de Parelhas foi realizada ao lado da Capela, na atual praça Felix Gomes – Centro Histórico de Parelhas, mais precisamente onde se localiza atualmente a agencia do Banco do Brasil

Nesta fotomontagem atribuída ao fotógrafo parelhense, Francisco Calixto Dantas, (Tico), tirada em 1933, observa-se o Centro Histórico de Parelhas – praça Felix Gomes e rua Cosme Luiz, com o Pavilhão, onde hoje se localiza a agencia do Banco do Brasil. Aqui foi realizada a primeira feira livre de Parelhas.

TROPEIROS PIONEIROS

Naqueles tempos, ainda na época do Império, quase não havia dinheiro circulando na região e nem produtos industrializados, daí os negócios eram mais à base de troca, principalmente de animais.

Os grandes responsáveis pelo rápido desenvolvimento do comercio e outras atividades produtivas na região, na virada do século XX, foram os tropeiros que transportavam mercadorias e faziam o intercambio comercial no interior. Na prática, foram eles que introduziram nas vilas sertanejas, mercadorias como querosene, fósforo, fumo, açúcar, café, alem de tecidos, miudezas, ferramentas, etc.

Tropeiros reunidos em dias de feira, na praça pe. Bento, atual Arnaldo Bezerra, antes de 1932. Eram eles que abasteciam o mercado local, na época

Feira de animais na praça pe. Bento, em frente ao predio do Cine Ypiranga, atual Conselho Tutelar de Parelhas- 1932

MERCADO PÚBLICO – SÍMBOLO DO DESENVOLVIMENTO DA ÉPOCA

Em 1910, já com a feira livre estabelecida na praça pe. Bento, foi construído o Mercado Público Municipal, onde rapidamente se instalou o comercio de tecidos, miudezas, perfumarias, gêneros alimentícios e fumo de rolo. A partir daí, praticamente toda a atividade comercial da Vila de Parelhas se concentrou no Mercado, entre “bodegueiros” e ambulantes locais e das vizinhanças.

FONTE: PARELHAS NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 82 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.